GRUPO DE APOIO DE COMBATE AO REGANHO DE PESO
  Viva Light - Todos os Direitos Reservados
Rua XV de Novembro, 474 – 5º andar – Centro – CEP: 12020-000 – Taubaté/SP - Telefone (12) 3632-4086
 

A FOTO ESCOLHIDA.JPGREGANHO DE PESO APÓS CIRURGIA BARIÁTRICA, UM PROBLEMA SÉRIO PARA PACIENTES E CIRURGIÕES.

Este tema tem sido de grande preocupação dos pacientes operados de obesidade e, também das equipes médicas que realizam estes procedimentos. As estatísticas internacionais e nacionais mostram que o reganho de peso chega a 15%, podendo o paciente engordar até mais do que pesava antes da cirurgia. A questão é que não existe quase nada a ser feito em termos de procedimentos cirúrgicos para este insucesso e, pior, os tratamentos clínicos para emagrecer serão mais difíceis. Apesar das exigências da equipe multidisciplinar no preparo pré operatório, alertando sobre esta questão, os pacientes negligenciam este fato.
Os estudos sobre o reganho de peso apontam como causa principal o mau comportamento dos pacientes em relação à aderência ao novo estilo de vida mais saudável através de uma alimentação mais equilibrada (mais integral, menos processada, menos industrializada e orgânica), atividade física com ganho de massa muscular e mais equilíbrio emocional ao lidar com o estresse do dia a dia.
Esta pouca aderência às recomendações são justificadas, principalmente devido ao emagrecimento, que independe da vontade do paciente, e à elevada auto estima no primeiro e segundo ano do pós operatório, o que faz o paciente pensar que não precisa seguir as recomendações e até mesmo abandonar a equipe multidisciplinar. Pois, alem do reganho de peso o paciente pode sofrer pelas deficiências de proteínas e vitaminas podendo acarretar graves complicações clínicas futuras.
Conclusão, a cirurgia para tratamento da obesidade é a melhor opção, principalmente para aqueles que estão sofrendo de diabetes do tipo-2, hipertensão arterial com sobrecarga cardíaca, dislipidemia, esteatose hepática, problemas osteo-articulares (joelhos e coluna), apnéia do sono e baixa auto estima. Achar que só o procedimento cirúrgico resolverá todos os problemas de saúde e manter a pessoa magra para sempre é um grande engano.
A Clínica VIVA light criou o “PROGRAMA VIVA light de COMBATE AO REGANHO DE PESO para dar suporte a todos os pacientes no primeiro ano do pós operatório. Este programa acontece duas vezes por mês sob a orientação das psicólogas e nutricionistas da própria clínica. O programa é aberto inclusive para pacientes que não foram operados pela nossa equipe e que desejam esta ajuda.
A duração é de um ano após a cirurgia.

Os interessados devem entrar em contato com a Clinica VIVA light pelo telefone: (12) 3632-4086.