CIRURGIA DA OBESIDADE
  Viva Light - Todos os Direitos Reservados
Rua XV de Novembro, 474 – 5º andar – Centro – CEP: 12020-000 – Taubaté/SP - Telefone (12) 3632-4086

Mistos e Predominantemente Disabsortivos

1. Totalmente Restritivos - Causam restrição do estômago. Banda Gástrica Ajustável, Cirurgia de Mason e Cirurgia de Sleeve;

Derivações Bileopancreáticas (Scopinaro, Duodenal Switch).
A técnica de Scopinaro consiste na retirada dos 2/3 distais do estômago (o estômago é cortado transversalmente), seguida da costura do 1/3 proximal remanescente do estômago com o intestino dividido em forma de “Y”, de maneira que o alimento ingerido só entra em contato com o suco biliar e pancreático, nos 50 a 100 cm finais do intestino delgado.

O Duodenal Switch é uma técnica cirúrgica parecida com a de Scopinaro, apresentando como diferença apenas na maneira de cortar o estômago (o estômago é cortado longitudinalmente) e pelo fato de preservar o piloro (válvula que controla o esvaziamento do estômago).

Estas cirurgias possibilitam uma perda de peso maior que as outras e tem maior impacto sobre as alterações metabólicas da obesidade; entretanto requerem um acompanhamento clínico-nutricional mais rigoroso, pela diminuição da absorção de nutrientes e vitaminas.

2. Mistos e Predominantemente disabsortivos: as derivações bileopancreáticas (Duodenal Switch, Scopinaro);

3. Totalmente disabsortivo - Bypass Jejuno-Ileal (essa cirurgia foi proibida por complicações relacionadas à alça exclusa);

1. http://www.youtube.com/watch?v=4ZqF0yJFN-I
  2. http://www.sbcbm.org.br/cbariatrica.asp?menu=1