COMBATE A OBESIDADE
  Viva Light - Todos os Direitos Reservados
Rua XV de Novembro, 474 – 5º andar – Centro – CEP: 12020-000 – Taubaté/SP - Telefone (12) 3632-4086
 
A VIVA light, preocupada com a evolução assustadora da doença Obesidade, principalmente acometendo cada vez mais as crianças e adolescentes, vem desenvolvendo um Programa de Combate a Obesidade na Região do Vale do Paraíba.

Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou os países para que adotem uma série de medidas a fim de proteger as crianças dos estímulos ambientais causadores das alterações na expressão genética responsável pelo desenvolvimento da obesidade. Entre os principais fatores destacam-se os seguinte: primeiramente, as conseqüências nocivas das comidas ricas em açúcar, gordura, sal, aditivos químicos, alimentos processados e a grande maioria deles industrializados; em segundo lugar, a falta da atividade física e, em terceiro lugar, as agressões pelos estresses nos maus relacionamentos familiares, tele-novelas, noticiários ruins dos jornais na TV, jogos de vídeo games e outras situações da vida moderna como: medos, conflitos emocionais, desemprego, cobranças por resultados, consumismo  e etc...

De acordo com a OMS, em todo o mundo, já existem 43 milhões de crianças em idade pré-escolar que estão acima do peso ou obesas. Já no Brasil o número de crianças obesas aumentou cinco vezes mais nos últimos 20 anos.

“Hoje, a obesidade infantil é um problema da Saúde Pública mundial. É uma doença que se não for combatida preventivamente se agrava na fase adulta."

“As conseqüências da obesidade na vida adulta são doenças graves e mortes prematuras”

Entre as conseqüências mais danosas para as crianças que sofrem de obesidade estão o surgimento de doenças crônico-degenerativas. São os chamados agravos não-transmissíveis, que incluem diabetes, obesidade, câncer e doenças cardiovasculares e respiratórias.

As chances de uma criança obesa ser alvo de brincadeiras ofensivas na escola é muito maior do que uma criança no peso normal.
A baixa auto-estima se agrava na adolescência e juventude podendo acarretar serias doenças emocionais, inclusive desencadeando anorexia e bulimia. Estas situações podem evoluir para a morte em até 10% dos acometidos.
Hoje os EUA com 60% da população acima do peso e mais de 30% de obesos mórbidos estão gastando mais de U$ 140 bilhões. O Brasil está com 51% da população acima do peso e 15% de  obesos está com 1/3 destes índices e se nada for feito até 2025 estaremos na mesma situação dos norte americanos.

Assim, a VIVA light está promovendo palestras de esclarecimento para escolas, empresas, entidades, Igrejas, associações e onde for convidada, procurando envolver adolescentes, pais,  educadores e representantes da administração pública para o grave problema da Obesidade e suas conseqüências. Se deseja engajar-se neste programa entre em contato conosco.

Leia Mais:
1 - http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/obesidade-no-brasil/
2 - http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/04/quase-metade-dos-brasileiros-esta-acima-do-peso-1.html
3 - http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=29109
5 - http://www.regiaonoroeste.com/portal/materias.php?id=34995&busca=&pagina=&oquelista=
6 - http://correiodobrasil.com.br/obesidade-cresce-mais-entre-criancas-brasileiras-na-faixa-de-5-a-9-anos/363808/
7 - http://www.abeso.org.br/pdf/Artigo%20-%20Obesidade%20Infantil%20Diagnostico%20fev%202011.pdf
8 - http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2011/lei%20n.14.469,%20de%2021.06.201.htm