CIRURGIA DA OBESIDADE
  Viva Light - Todos os Direitos Reservados
Rua XV de Novembro, 474 – 5º andar – Centro – CEP: 12020-000 – Taubaté/SP - Telefone (12) 3632-4086
 

Atividade física - quando começar e o que fazer

Primeiramente, é muito importante entender que no processo de emagrecimento pós cirurgia da obesidade a pessoa elimina 70% a 80% de gordura e o restante de massa muscular. São os músculos que nos mantém com o metabolismo alto, ou acelerado, ou seja, quanto maior nossa massa muscular mais difícil se torna o acumulo de gordura nas células do corpo. Portanto quanto mais cedo pós a cirurgia iniciar a atividade física menos massa muscular se perde e mais cedo recuperará a massa muscular perdida o que garantirá permanecer magro por mais tempo, quiçá para o resto da vida. É óbvio que a prática de atividade física após a cirurgia dependerá do método (laparotômico ou laparoscópico), da idade, do sexo e do tempo de pós operatório. Para quem realizou cirurgia pelo método laparotômico, ou seja, com corte no abdome, necessitará maior tempo para as práticas que exijam esforços musculares, devendo portanto permanecer nos primeiros meses praticando caminhadas, natação ou hidroginástica de forma leve a moderada e usando cinta abdominal.
Para os que realizaram a cirurgia pelo método laparoscópico (sem abrir a parede do abdome), ou seja, através de punções, após 15 dias da cirurgia poderá iniciar atividades com esforços musculares de leve a moderada intensidade e estão dispensados o uso da cinta abdominal, embora para os mais obesos a cinta dê um conforto maior, porem não usá-la não há riscos maiores nem internamente e nem na formação de hérnias da parede do abdome.

Todo processo de atividade física deve ser orientado por um profissional da área (professor de educação física ou fisioterapeuta) e do nutricionista.